494423535160855
top of page
Buscar
  • Foto do escritorTeresa Silva

O medo anula o poder criativo

Atualizado: 12 de abr. de 2023



Quantas vezes é que já te sentiste paralisada pelo medo?

Já reparaste que quando te fixas em ti e nas tuas inseguranças isso acaba por fazer com que te sintas bloqueada em partilhar com os outros aquilo que tu queres?


O medo é uma emoção básica que está presente para nos proteger e defender em situações de vida-morte e de dor. Em situações como por exemplo: prevenir que coloques os teus dedos demasiado tempo no fogo ou impedir-te de saltares de uma varanda de um prédio. No entanto, o medo também pode surgir quando queremos sair da nossa zona de conforto e começar a investir no nosso negócio online, a partilhar conteúdos nas redes sociais (quer escritos ou em vídeo!), criar um programa online novo, etc.


 

Neste tipo de situações começam a surgir muitas incertezas e preocupações. Lá vem o medo que é a confiança de que algo negativo irá acontecer e surgem pensamentos como "E se eu não tiver clientes?" "E se eu perder dinheiro ao aumentar o valor dos meus programas?" "E se as pessoas não gostarem daquilo que estou a partilhar?" "E se eu me engasgar no direto como é que as pessoas vão olhar para mim?", etc. Esses pensamentos negativos baseados no medo anulam o teu poder criativo. Em vez de estares focada em "Como é que posso gerar mais valor para as pessoas?" "Como é que me posso aproximar dos meus seguidores e criar uma relação de confiança?" "Que temas é que posso trazer para ajudar estas pessoas a mudarem a sua vida?" estás focada apenas em ti, no medo de falhar, na imagem que irás passar e sentes-te sozinha e incapaz.


O excesso de medo faz com que...

  • Deixes de confiar no teu sonho e nos teus objetivos;

  • Adies esses objetivos [podes achar que não é o momento certo ou que ainda não tens conhecimento suficiente!];

  • Te sintas desprotegida;

  • Bloqueies a tua criatividade e sintas que não tens nada a partilhar com os outros;

  • Te sintas fraca e frustrada. Pode surgir a comparação com os outros ("Ela consegue mas eu não!);

  • Não consigas expandir os teus projetos. Limita o teu potencial;

  • Tenhas falta de coragem para avançar e te mantenhas na tua zona de conforto;

  • Te sintas ansiosa, focada no negativo e comeces a antecipar todos os cenários menos positivos que podem acontecer.

Costuma-se dizer que nenhum sonho nos é dado se nós não tivéssemos capacidade para o realizar. Acredita que tu já tens todos os recursos para o concretizar. Mas para lá chegares há uma troca: Comprometeres-te a desenvolver essas capacidades. Então hoje vou partilhar contigo alguns pensamentos mais fortalecedores para substituíres aqueles pensamentos negativos que podem surgir no dia a dia baseados no medo:

1 - Em vez de: "Será que eu vou perder clientes se aumentar o valor dos meus serviços?"
Afirma: "Como é que eu me posso relacionar ainda melhor com os meus seguidores criando uma relação de confiança e conquistar mais dinheiro?"

2 - Em vez de: "Será que o caminho é por aqui?"
Afirma: "Conecto-me com a voz da minha intuição. Isto faz-me vibrar? Isto ajuda os outros? É equilibrado para mim? Se sim, eu vou avançar."

3 - Em vez de: "Sinto-me ansiosa e acho que não sou capaz de fazer isto."
Afirma: "Vou encontrar a solução fácil e simples para este desafio e vou conseguir superar-me."

4 - Em vez de: "Tenho medo da instabilidade e de não me conseguir sustentar e pagar as contas ao trabalhar por conta própria."
Afirma: "Eu escolho seguir o caminho da minha alma e tenho a certeza que ao estar alinhada comigo a abundância financeira irá ser uma consequência. Comprometo-me a dar o meu melhor."

// Vê aqui como funciona a mentoria de Negócios Online - Crescimento Infinito: https://www.mentorateresasilva.com/mentoria-em-grupo Terêsâ Silva

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page
494423535160855