494423535160855
top of page
Buscar
  • Foto do escritorTeresa Silva

Como lidar com o desgaste mental e falta de energia?

Atualizado: 12 de abr. de 2023

Olá,


Hoje vamos falar sobre desgaste mental.

Se te perguntar qual é a principal ferramenta de uma empreendedora o que responderias?



Existem tantas coisas que uma empreendedora precisa de conhecer, saber, mexer com programas e plataformas, conhecer o funcionamento das redes sociais, conhecer-se a si mesma mas a maior ferramenta de uma empreendedora é a sua MENTE. Concordas?


Todas as ideias, decisões, estratégias, criatividade, etc acabam por vir da tua mente - Esta é a base! Para além disso é, também, através da tua mente que te expressas, que falas e tens conversas com os outros (seja pessoalmente ou através de troca de mensagens).


E será que andas a dar descanso à tua mente ou a tua mente é hiperativa ou está sempre focada em algo?


Quando não damos descanso à nossa mente e estamos sempre a pensar, indecisas ou a direccionar o nosso foco para várias coisas ao mesmo tempo acabamos por levar a nossa mente ao limite e aqui surge o desgaste e o cansaço físico.


Por isso hoje gostaria de partilhar contigo algumas dicas bem concretas para não te sentires esgotada:

1 - Concentra a tua atenção em blocos de tempo.

Seleciona um intervalo de horário para responderes a mensagens das tuas clientes (quer seja no whatsapp ou por e-mail) e nas redes sociais e para concretizares determinadas tarefas (ex: criar uma apresentação, criar e agendar posts para as redes sociais). Evita criar imagens para as redes sociais e estar a dispersar a tua energia ao responder a mensagens por exemplo! Direciona a tua atenção para uma mesma tarefa até a terminares!


2 - Evita colocar demasiadas tarefas para 1 dia.

Seleciona no máximo 3-5 tarefas diárias. Poderás planear a tua semana e distribuir logo e já essas tarefas ao longo dos vários dias da semana. Coloca um timing à frente de cada tarefa para ser mais fácil para ti perceberes o tempo de foco necessário para terminares essa coisa. Por vezes levamos muito tempo a fazer algo porque não temos esta noção do timing em que poderias terminar a tarefa se nos focássemos por completo e para evitar a "dor" de realizar essa tarefa que secalhar não gostas tanto acabas por dispersar (para distrair a mente!) e acabas por aumentar o teu sofrimento e frustração levando mais tempo a concretizar isso.


3 - Define um limite para estares nas redes sociais.

Dá descanso à tua mente e dares descanso não é estares a consumir conteúdo quer seja nas redes sociais ou na televisão. O teu cérebro irá continuar a processar informação e poderão surgir pensamentos de crítica, comparação, inveja, ou outros que te vão causar ainda mais desgaste mental. Então, coloca o teu limite. Vais desligar das redes sociais a que horas? Ou só vais às redes sociais a partir de que horas?


4 - Tira momentos durante o teu dia para relaxar e desconectar.

Comigo a meditação funciona muito bem para abrandar os meus pensamentos e para me conectar comigo e com a minha intuição longe de ruídos externos. Na meditação consigo encontrar a minha paz e sossegar a minha mente. Se a meditação também é assim para ti então começa a tirar uns minutos por dia para meditar. Caso não funcione tão bem contigo, começa a perceber que coisas é que te ajudam a relaxar: tomar um banho de imersão? caminhar na natureza? fazer algo que gostes? convidares amigos para jantar? e faz mais disso!!!


5 - Expulsa da tua mente aquilo que te está a incomodar e preocupar.

Existem 2 atividades que te sugiro neste caso: exercício de cardio + escrita. O exercício de cardio seja correr, saltar, dançar, etc ajuda-nos a expulsar o stress emocional e a carga pesada que carregamos no corpo e após o exercício sentes uma descarga de energia e um alívio mental. A escrita também funciona muito bem no sentido em que passas os teus pensamentos para o papel e assim consegues organizar melhor as ideias, clarificar crenças limitadoras que te estavam a impedir de tomar decisões ou acreditares mais em ti e é importante fazeres essa limpeza mental.


Espero que estas dicas te tenham ajudado! Partilha comigo qual foi a dica que te fez mais sentido!


Terêsâ Silva


Vê mais sobre este tema nesta aula gratuita:

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page
494423535160855